top of page
  • Instagram

Porque viajar faz bem!

Uruguai em 3 dias - Punta del Este e Montevidéu

Essa trip muito louca partindo de carro de Porto Alegre, quase 2.000km em menos de quatro dias, mas conseguimos conhecer muitos lugares, vem ver!

casapueblo Punta del Este

Pôr do Sol na Casapueblo.

Transporte: Carro próprio, saindo de Porto Alegre são 734 Km, em torno de 9h de viagem até Punta del Este, nossa primeira parada. Não encontramos dificuldades para estacionar no Uruguai, mas sempre haviam pessoas pedindo trocados para olhar o carro. Não fomos na alta temporada de Punta, o que deve mudar o cenário.

Se precisar alugar um carro, consulte os melhores preços de diversas locadoras neste link, reserve com antecedência e economize muito.

Importante: Carta verde - para viajar de carro no Mercosul é obrigatória a Carta Verde, um seguro que cobre danos corporais e materiais causados a terceiros, o Uruguai exige este documento, custa US$20,00 para três dias, fizemos na nossa agência bancária do Sicredi.

Hospedagem: em Punta del Este Hotel Florinda reservado pelo Booking. Local simples mas confortável e bem localizado, vários restaurantes e lancherias perto. Em Montevidéu After Hotel Montevideo, hotel quatro estrelas, confortável, café da manhã muito bom, estacionamento próprio pago a parte. Gastamos em média R$250,00 por noite em hospedagem para duas pessoas nesta viagem.

AIRBNB com desconto – se preferir reservar sua hospedagem com Airbnb, utilize esse link e ganhe até R$300,00 de desconto na sua primeira reserva.

Dinheiro: Levamos alguns pesos do Brasil, pensando nos pedágios na ida, no geral usamos nosso cartão de crédito internacional (bandeira Visa é melhor, já passamos por vários lugares na América do Sul que não aceitam Mastercad), não existe a necessidade de levar muito dinheiro em espécie. Passamos por casas de câmbio em Punta e Montevidéu onde é possível trocar reais se necessário.

Data da viagem: Novembro de 2019.

Dia 1

Saímos de Porto Alegre as 13h, com poucas e rápidas paradas no caminho, chegamos em Punta as 23h. Fomos com um casal de amigos, em viagens longas de carro é muito bom ter companhia para conversar, além da vantagem de dividir os custos. Nessa primeira noite só fizemos um lanche e dormimos, no outro dia os passeios seriam intensos.

Dia 2

MONUMENTO LOS DEDOS - A MÃO

Tomamos café antes das 8h e já partimos para o Monumento los Dedos, um dos principais símbolos de Punta. Fica no início da Playa Brava, a menos de 1km do nosso hotel. Importante ir cedinho nesse monumento, pois é muito disputado pelos turistas, sendo difícil tirar fotos ao longo do dia sem trinta pessoas junto.

Punta del Este

Até que conseguimos né?

FAROL DE JOSÉ IGNÁCIO

Fotinhos feitas, próximo destino José Ignácio, famosa praia com farol, fica 30km de distância. Prosseguimos pela avenida costeira até chegar na Ponte Ondulada, atravesse a ponte e siga passando por La Barra. Nos guiamos sempre pelo GPS, baixamos os mapas antes da viagem, para ter mais segurança compre seu chip de internet antes de sair do Brasil neste link.

José Ignácio, diferentemente de Punta, tem um clima mais simples e bucólico, muito tranquilo. Fomos em novembro, quando ainda não é temporada de praia, ficamos muito tempo sozinhos nesta praia, comtemplando o farol e a imensidão do mar.

Punta del Este josé ignácio, farol
Punta del Este, josé ignácio, farol

Na volta visitamos o bairro Beverly Hills de Punta, bairro repleto de mansões luxuosas, com belos jardins e sem muros ou cercas, conhecido pelas casas de veraneio de ricos e famosos. É realmente agradável passear pelas ruas vendo as casas, aparentemente sem segurança, muito diferente de como estamos acostumados.

ALMOÇO EM PUNTA DEL ESTE

Hora da fome, fomos até o porto de Punta, na rua logo em frente existem diversos restaurantes para escolher, com mesinhas na rua, bem agradável. Achamos os preços em Punta um pouco salgados, além da taxa de serviço os restaurantes sempre cobram cubierto, este valor não se refere ao toldo que cobre as mesas na rua (pensamos isso, pode rir), mas é um valor extra pelo serviço de mesa. Você paga pelos pratos, talheres e demais utensílios, mesmo se você não aceitar os aperitivos oferecidos o cubierto é obrigatório. Pagamos algo em torno de R$6,00 por pessoa de cubierto, mais a gorjeta, gastamos perto de R$100,00 por casal no almoço.

LEÕES-MARINHOS NO PORTO

Punta del Este leões-marinhos

Após o almoço fomos ao porto, caminhando todo o calçadão chegamos ao local onde os pescadores deixam seus barcos (bem mais humildes que as lanchas que vemos na entrada do porto) havia uma feirinha de frutos do mar. E não é que eles estavam lá? Os Leões-Marinhos, bem pertinho, comendo as sobras de peixe que os pescadores jogavam. Um dos pescadores fez todo um teatro com um grande peixe convidando esse grandão ai do lado pra sair da água, depois pediu para os turistas pagarem o peixe. Sei que eles podem ser violentos, mas não resisti chegar pertinho... mas sempre lembrando que são animais selvagens e fortes.

Haviam várias gaivotas em busca de sobras de peixe também.

CASAPUEBLO - PÔR DO SOL

A famosa construção branca de vários andares na beira do mar, lembra muito as fotos que vemos das ilhas gregas, foi idealizada pelo artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, inicialmente para ser sua casa de veraneio e oficina. Fica a 20min de carro do porto de Punta, hoje inclui um museu, uma galeria de arte e um hotel. Compramos o ingresso em pesos na hora, na bilheteria, algo em torno de R$20,00 convertendo. Visitamos a galeria e tiramos fotinhos no balcão, o acesso é limitado para os visitantes, sendo que a maior parte do local é exclusivo aos hóspedes.

Punta del Este casapueblo por do sol

A medida que o final da tarde chegava o local se encheu de gente, todos disputando um lugarzinho para ver o pôr do sol no balcão. Nós preferimos sair do local e fazer uma pequena trilha na lateral da casa, da qual tínhamos uma visão mais ampla da casa - foto do início do post. Esperamos o pôr do sol por ali mesmo, sem ninguém ao redor, e foi lindo de mais, o sol parece maior em Punta del Este!

Punta del Este pôr do sol

Bela despedida de Punta não?

MONTEVIDÉU

Viajamos mais 2h até Montevidéu, aproveitamos a noite para conhecer o Cassino Carrasco.

CASSINO CARRASCO

A noite fui gastar todos os US$5,00 que tinha no Cassino, sem dó. Brincadeiras a parte, o prédio do Cassino Carrasco é muito bonito e como não temos cassinos no Brasil fica uma curiosidade de conhecer. Não é cobrado ingresso e nem é obrigatório jogar. O cassino funciona junto ao luxuoso Hotel Sofitel.

montevidéu cassino carrasco
montevidéu cassino

Achamos bem interessante brincar um pouquinho nas máquinas, bem como ver todo luxo do lugar.

Dia 3

MONTEVIDÉU

PLAZA INDEPENDÊNCIA

Iniciamos o dia visitando a Plaza Independência, local onde podemos fotografar o Palácio Salvo, famoso e clássico edifício que sempre aparece nas fotos de Montevidéu. Com os seus 95 metros e 27 pisos, foi a torre mais alta da América do Sul por vários anos.

montevidéu

Perto da praça podemos ver o Teatro Solís, um dos símbolos da cidade, possui visita guiada, não fizemos o passeio, mas parece interessante, confira os horários aqui.

Também estão perto o Museu do Tango e vários prédios antigos, você estará no meio do centro histórico, pode se perder nas ruas, encontrar mais prédios interessantes e praças.

CALÇADÃO E MERCADO DEL PUERTO

Para chegar no calçadão, estando na Plaza Independência, minha dica é passar pela Puerta de la ciudadela esse portal da foto abaixo:

montevidéu

Depois é só seguir por esta rua na frente do portal, a calle Sarandí, o calçadão principal da cidade velha, você vai passar pela praça Matriz com a Igreja, diversos comércios e vendedores ambulantes.

montevidéu calle sarandi

Após caminhar 800 metros, vire à direita, será o calçadão da Perez Castellano, seguindo por ele chegará na frete do Mercado del Puerto. No mercado você encontrará lojas com artigos diversos, muito alfajor e doce de leite e a principal atração, a parrilla, churrasco típico uruguaio.

PRAIAS E LETREIRO

Seguimos o passeio indo em direção ao mar, caminhamos o calçadão da praia, pela Rambla (avenida) Gran Bretanã. Voltamos para o carro e seguimos o mapa em direção a praia de Pocitos, uma das mais famosas de Montevidéo, onde fica o letreiro para fazer aquelas fotinhos clássicas de turistão que não podem faltar:

montevidéu letreiro

PARQUE RODO

Andamos mais uns minutinhos de carro até o parque Rodó, 85 hectares de área verde, com lago artificial, diversos animais, pedalinhos e atividades para crianças. A entrada no parque é gratuita.

montevidéu parque rodó

BAAR FUN FUN

A noite fomos no famoso e antigo Baar Fun Fun, aberto desde 1895, decorado com toda espécie de quadros, medalhas, garrafas, homenagens para times e jogadores de futebol, bem como para celebridades que já passaram no bar. O lugar tem realmente um clima muito legal, com música ao vido e até um tango muito bem executado no palco. Não deixe de provar a uvita - licor de vinho criado pelo dono e fundador do bar Augusto López.

Chegue cedo, o local fica lotado rápido, fomos em um sábado, perto das 21h e inicialmente tínhamos lugar apenas em pé no balcão.

montevidéu funfun

DIA 4

FEIRA DE TRISTÁN NARVAJA

Como nosso último dia em Montevidéu era um domingo, não perdemos a oportunidade de conhecer a feira de Tristán Narvaja, acontece aos domingos, há mais de 100 anos, no Bairro Cordón e ela é ENORME. Caminhamos umas 2h e não vimos o fim, bancas vendendo comida, bichos, artesanatos, antiguidades, quinquilharias em geral. Quarteirões e mais quarteirões ocupados pela feira, divertido conhecer.

Compramos alguns lanches para comer no caminho e iniciamos o caminho e volta, 11h de carro até Porto Alegre.

A viagem foi intensa, tínhamos pouco tempo e queríamos ver muitas coisas, mas conseguimos curtir os lugares também, visitamos as principais atrações de Punta del Leste e Montevidéu, valeu muito a pena.

Então, vai passear no Uruguai também?

Não esqueça do seu SEGURO VIAGEM. Faça o seu seguro através desse link, você paga o mesmo valor e ainda ajuda este blog a crescer.

CHIP DE CELULAR - Já saia do Brasil com o seu chip habilitado, mais informações neste link.

1 Comment

dimasaegarcia
Oct 09, 2020

Nós chegamos ao final deste post na dúvida se o que gostamos mais foi a descrição leve, detalhada e que nos dá vontade de fazer exatamente o mesmo roteiro, ou se foram as fotos de vocês, a energia boa que elas passam, a alegria que elas transmitem :) :)

Parabéns pelo blog e por compartilhas essas belas histórias de vocês.