top of page
Eu Vim Passear
  • Preto Ícone YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Porque viajar faz bem!

Praia de Naufragados e Ribeirão da Ilha - Roteiro de 1 em Florianópolis

Naufragados, mais um paraíso do sul da ilha, somente pode ser acessado através de trilha ou barco, é a praia mais ao sul de Floripa, fica 43km do centro.


Transporte: Do aeroporto de Florianópolis são apenas 15min de viagem até Ribeirão da Ilha. Se precisar alugar um carro, consulte os melhores preços de diversas locadoras neste link, reserve com antecedência e economize muito.


Hospedagem: Optando por hospedar-se nesta parte da ilha, encontrei umas opções bem legais no Airbnb para sugerir, como essa casinha com acesso direto ao mar e outra opção uma casa mais luxuosa com piscina, banheira, mas não tão perto do mar nesse link aqui.


Importante! Sempre veja os comentários dos usuários sobre qualquer hospedagem que escolher, eu particularmente, não reservo hospedagens sem comentários positivos.


AIRBNB com desconto – utilize esse link e ganhe até R$300,00 de desconto na sua primeira reserva.


Data da viagem: Outubro de 2020.

Praia de Naufragados em Florianópolis

A trilha de 3km inicia na praia Caieira da Barra do Sul, onde há um estacionamento, coloque praia de Naufragados no maps que chegará certinho no estacionamento, fica no final de uma rua sem saída.


Depois são 45 min de trilha, uma subida no inicio mas depois é tranquilo, melhor ir de tênis, mais confortável. Muita gente faz a trilha e passa o dia na praia na época de veraneio, passamos por várias famílias, inclusive com cachorros no caminho.


E olha quem encontramos na trilha:

Uns miquinhos muito fofos.


Nosso passeio foi mais no finzinho da tarde, podendo ver esse sol maravilhoso que se põem no continente:

Praia de Naufragados em Florianópolis

O município de palhoça fica menos de 1km a frente da praia. Bem na direita de naufragados, tem um acesso a trilha que leva ao farol e aos antigos canhões de guerra que formavam o forte da Ponta de Naufragados. Também é possível fazer esta trilha partindo do meio da trilha principal, no meio do caminho verá uma saída para a direita, enquanto a trilha da praia segue reto, esse caminho da direita leva paro o farol (no dia em que fomos haviam umas sacolinhas amarradas nas árvores demarcando o local).


A praia de Naufragados não é deserta, existem três restaurantes no local, vendendo almoço e lanches, comemos um pastel de camarão.


Aproveitando que está na região, não deixe de passar em Ribeirão da Ilha, na verdade você passa pelo meio de Ribeirão para ir à Naufragados. Ribeirão é um dos distritos com forte cultura açoriana em Florianópolis, cheia de casinhas coloridas, restaurantes com frutos do mar, uma gracinha de lugar.

Igreja Nossa Senhora da Lapa, Ribeirão da Ilha

A igrejinha de Nossa Senhora da Lapa foi construída em 1806, é tombada como Patrimônio Histórico de Santa Catarina.

Ribeirão da Ilha, Florianópolis
Ribeirão da Ilha, Florianópolis

As casinhas antigas ficam bem na beira das ruas, atenção ao caminhar na calçada pois de repente alguém pode abrir uma porta. As casa mantem os traços da arquitetura açoriana dos séculos XVIII e XIV, quando os primeiros imigrantes vindos do Arquipélago de Açores chegaram para colonizar Florianópolis.


Você pode fazer um roteiro legal passando em Ribeirão da Ilha pela manhã, vendo as casinhas e a igrejinha, depois fazer a trilha e passar a tarde em Naufragados, voltando a tempo de ver o pôr do sol na Praia Caieira da Barra do Sul, que fica 1km do local onde estacionamos o carro para a trilha, só voltar um pouco pela avenida:

Caieira da Barra do Sul, pôr do sol

Chegamos um pouco tarde, precisa considerar os 45 min de volta da trilha (com o cansaço do final do dia), mas o pôr do sol é lindo aqui, muita gente vai tirar fotos desse momento.


Depois você pode encerrar jantando em grande estilo em Ribeirão da Ilha, em restaurantes como Ostradamus, Nacanoa ou Umas e Ostras.


E aí? Vem passear em Naufragados também?

 

Não esqueça o seu SEGURO VIAGEM, os planos de saúde nem sempre cobrem outros estados. Faça o seu seguro através desse link, você paga o mesmo valor e ainda ajuda este blog a crescer.

Comments


bottom of page