Florianópolis - Praias da Armação e do Matadeiro
- Maiara Bobsin
- 25 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2020
Tenho um amor antigo pelo sul da ilha da magia, praias menos badaladas, muita natureza, trilhas, paisagens maravilhosas, comida boa... não canso desses lugares nunca.
Transporte: Do aeroporto de Florianópolis são apenas 20min de viagem até a praia da Armação, mais 800m de trilha até a praia do Matadeiro, onde não entram carros. De Porto Alegre são 478Km, em torno de 5h e 30 min de viagem.
Se precisar alugar um carro, consulte os melhores preços de diversas locadoras neste link, reserve com antecedência e economize muito.
Hospedagem: Praia do Matadeiro - Green House, reservado pelo Airbnb, casa cercada de natureza, a poucos metros da praia, uma experiência única. Um pouco difícil chegar no local com as malas, mas o anfitrião ajuda com um carrinho de mão, a casa tinha tudo que precisávamos.
AIRBNB com desconto – utilize esse link e ganhe até R$300,00 de desconto na sua primeira reserva.
Data da viagem: Outubro de 2020.
NASCER DO SOL
Adoramos ver o nascer e o pôr do sol em nossos passeios, são momentos de tranquilidade e de conexão com o local. Nessa praia isolada, em meio a natureza, tivemos uma experiência ainda mais privativa, acordar cedinho e ver o show do sol enquanto os outros estão dormindo, recomendo muito:

Foi a primeira vez que nos hospedamos em um local assim, mais isolado, onde carros não entram, onde o silêncio domina, só um pouco do barulho do mar a noite, na beira do mar e no meio da natureza, a foto abaixo foi no jardim da casa em que estávamos:

Existem outras opções de hospedagem parecidas no Airbnb, gosto de usar a localização por mapa para ver as hospedagens da área, sempre olho as avaliações dos usuários também.

As praias da Armação e do Matadeiro são de uma beleza que nem consigo descrever (só por fotos mesmo) na praia da Armação que você deixa o carro, com vários opções de estacionamentos pagos, restaurantes com cadeiras à beira-mar e essa vista com vários barquinhos de pescadores:

Ao fundo da foto podemos ver parte da faixa de areia da praia, essa vista maravilhosa é da pequena ilha que divide as praias da Armação e do Matadeiro:

Foto da ilha pegando os últimos raios de sol do dia, a esquerda Praia da Armação e a direita Praia do Matadeiro, nesse momento a maré estava baixa entre as praias, podendo-se caminhar tranquilamente por ali. Entre as duas praias vem um pequeno rio, o que faz a água perto da ilha ser salobra e menos fria, já que ambas as praias estão viradas para o Oceano Atlântico, costumam ter a água gelada.
Uma ponte de madeira interliga o continente com a ilha, nesse vídeo podemos ver bem o rio chegando no mar, formando a prainha na direita e a praia da Armação com seus barquinhos na esquerda da ponte:
A ilha pode ser visitada em poucos minutos, com paisagens imperdíveis de ambos os lados:

Praia do Matadeiro vista da ilha.

Praia da Armação vista da ilha.
A cor da água estava surpreendente deste lado, o mar bem paradinho ao redor dos deques de madeira, várias pessoas se jogando na água por ali:

É no trapiche da Praia da Armação que saem os passeios de barco para a Ilha do Campeche, que fica a 7 km de distância. Na Ilha do Campeche está a praia com águas mais transparentes de Florianópolis.
Caminhando até a pontinha da ilha da Armação podemos apreciar a vista do mar aberto, com a praia e a ilha do Campeche ao fundo, na esquerda:

Ou você pode sentar na grama e tirar várias fotinhos, porque o lugar merece:

Depois faça a trilha da praia do Matadeiro, toda asfaltada, com algumas subidas e descidas, mas bem tranquila, chegando na praia temos alguns bares e restaurantes, pessoas alugando cadeiras e guarda-sóis. Essa praia é muito procurada por surfistas também.

Foto na praia do Matadeiro, trilha ao fundo na esquerda.
Atravessando a Praia do Matadeiro, chega-se ao início da trilha que leva a escondida Lagoinha do Leste, por este lado a trilha tem 4km de distância, com várias subidas, aproximadamente 2h30min, outra forma de chagar nesta praia é pela trilha da praia Pântano Sul, com 2km nesta opção.
Florianópolis é um paraíso com 42 ilhas, eu me atrevo a dizer que as mais surpreendentes estão no sul, sendo muito interessante hospedar-se pertinho para conhecer e assim evitar o trânsito intenso da ilha, principalmente no veraneio e em feriados.
E você, quando vem passear no sul da ilha?
Não esqueça do seu SEGURO VIAGEM, os planos de saúde nem sempre cobrem outros estados. Faça o seu seguro através desse link, você paga o mesmo valor e ainda ajuda este blog a crescer.