top of page
Eu Vim Passear
  • Preto Ícone YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Porque viajar faz bem!

Cambará do Sul - Capital Nacional dos Cânions em 2 dias

Cânions e cachoeiras, muita trilha e contemplação te espera em Cambará do Sul.

Cânion Fortaleza

Cânion Fortaleza


Transporte: Carro próprio, saindo de Porto Alegre são 187 Km, em torno de 2h e 40min de viagem. De Gramado são 115km, em torno de 1h e 40min.

Se precisar alugar um carro, consulte os melhores preços de diversas locadoras neste link, reserve com antecedência e economize muito.

Hospedagem: Pousada Regina, reservado pelo Booking. Local simples, mas confortável, chuveiro bom, ar condicionada, wi-fi, café da manhã bom, servido na lancheria da Regina que fica próxima. Tendo em vista as poucas horas que passamos no quarto achei uma ótima opção, não teríamos tempo de curtir um hotel com mais atrativos.


Outra opção com preço bom e bem avaliada no Booking, são as Cabanas Brisa dos Canyons, bem localizadas e algumas com lareira.


No Airbnb tenho duas opções que estão na minha lista de desejos, não são localizadas bem no centro mas são um charme só, você precisa reservar com antecedência, são Aconchego Cambará Chalé Pedras e Cambará Container BLUE.


AIRBNB com desconto – se preferir reservar sua hospedagem com Airbnb, utilize esse link e ganhe até R$300,00 de desconto na sua primeira reserva.


Importante: Para estes passeios o ideal é se hospedar em Cambará do Sul, o Booking e Airbnb mostram também opções de hospedagem em Praia Grande, município de Santa Catarina que fica próximo, ocorre que a RS - 427, que interliga os municípios, é de terra é com trechos muito ruins (passamos em 2018). O município de Praia Grande possui muitos atrativos, vou falar sobre ele em outro post, se você deseja fazer as trilhas pela parte inferior dos cânions, como a trilha do Rio do Boi ou a trilha das piscinas do Malacara, se hospede em Praia Grande.


Data da viagem: Agosto de 2020


Obs: Em tempos de pandemia os parques de Cambará possuem limite de visitantes por dia, importante ir cedo para conseguir entrar, em finais de semana com tempo bom os parques atingem a lotação antes das 12h.


ROTEIRO


Dia 1


ITAIMBEZINHO


Saímos cedinho de Porto Alegre, chegando no Cânion Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, umas 9h da manhã. Já havíamos tentando fazer esta visita outras vezes, sempre sem sorte, pegávamos muita neblina e não víamos nada... Mas dessa vez deu muito certo, era o último final de semana de agosto, muito frio, vimos os campos e árvores congelados no caminho de ida, mas estava um dia lindo, com ótima visibilidade.


A entrada dos parque de Cambará é gratuita, por enquanto, digo isso pois haviam pessoas fazendo pesquisas de opinião sobre a estrutura dos parques, tendo em vista que haverá uma concessão dos mesmos pelo período de 30 anos, assim não terão mais entrada gratuita.


Dito isso, o Cânion Itaimbezinho possui acesso por estrada de chão batido em estado razoável, estacionamento amplo, banheiro, uma simples lancheria. Duas trilhas podem ser realizadas, a do Vértice, com em torno de 1km, mostra vistas interessantes, principalmente da Cachoeira Véu da Noiva. Mas as vistas mais bonitas e amplas do Itaimbezinho são encontradas na trilha do cotovelo, com 6km - ida e volta. O caminho é fácil, totalmente plano, estimasse 3h de duração, mas fizemos em 2h, com bastante tempo para fotos.

Cânion Itaimbezinho

Terminamos a visita perto das 13h, fomos então para o centro de Cambará, pois havia reservado um passeio de 4x4 com a agência Cânion Turismo. Fizemos o circuito das águas, o qual passa pela Cachoeira dos Venâncios, o Passo da Ilha e o Passo do “S”. Um percurso de100 km, maior parte por terrenos pedregosos e de difícil acesso, aproximadamente 5h de duração. Esses locais podem ser acessados de forma particular também, a estrada é ruim em alguns trechos, mas é possível, muitas pessoas vão com carros de passeio.


CACHOEIRA DOS VENÂNCIOS


Localizada na Fazenda Cachoeira, no município de Jaquirana, 23 km do Centro de Cambará do Sul, a Cachoeira dos Venâncios possui quatro exuberantes quedas d´água que são formadas pelo Rio Camisas. Por dentro da mata nativa é possível percorrer trilhas que levam a diferentes pontos de contemplação. O lugar é realmente muito bonito, no verão o passeio prevê tempo para se banhar no rio.

cachoeira dos venâncio

PASSO DO "S"


Trata-se de um Lajeado do Rio Tainhas, um local onde o rio se torna mais raso sendo possível atravessar. Essa travessia tem o formato de um "S", devido as rochas no fundo do rio. Muitos carros se aventuram na travessia. Durante este passeio fizemos várias travessias pela água, bem divertidas. Alguns metros após o passo do "S" existe uma cachoeira de 23 metros, a qual visitamos fazendo uma pequena caminhada:


PASSO DA ILHA


A última parada do passeio é nessa pequena ilha, localizada na divisa do município de São Francisco de Paula e Cambará do Sul. Este oásis natural chama a atenção pela presença de belas cachoeiras, piscinas naturais e de uma ilha no centro do rio, na qual existe um camping. Para chegar na ilha é preciso atravessar por dentro do rio. Nesse local pudemos fazer essas fotinhos legais em cima do Jeep.

passo da ilha

Para finalizar o passeio, subimos em um morro que fica ao lado do acesso do Passo da Ilha, podendo assim ter uma bela vista do pôr do sol com o Rio Camisas e a ilha lá embaixo fechando esse cenário lindo.

passo da ilha

Dia 2


CÂNION FORTALEZA


Acordamos cedinho novamente, café da manhã, check out na pousada e partiu Cânion Fortaleza, para mim o mais bonito de Cambará, fica a 23 km de distância do centro de Cambará do Sul, mais ou menos 30 minutos do carro, sendo metade do trajeto por estrada de terra, mas de fácil acesso. Seus paredões rochosos de até 900 metros de profundidade e repletos de Mata Atlântica são maravilhosos.


Chegando cedo é possível estacionar bem próximo do acesso a borda do cânion e dessa grande pedra que possibilita vistas e fotos incríveis, porém cuidado, não existe nenhum tipo de proteção no local.

Cânion Fortaleza

Depois podem ser realizadas trilhas, a primeira é a do mirante, com 3km, ida e volta, mas com uma subidinha bem íngreme, o vento deixa ainda mais difícil. Do topo o mirante é possível ver quase todo Cânion Fortaleza, que tem 7,5km de extensão, interessante ficar curtindo a vista por um tempo, desligar-se de todo resto.

Cânion Fortaleza

Em seguida fomos fazer a trilha da Pedra do Segredo, para esta é preciso pegar o carro e voltar em direção a saída do parque, haverá outro estacionamento e placas indicando a trilha. Num total de 3km também, essa trilha tem vistas espetaculares, é preciso cruzar o rio em certo momento, passando por cima da cachoeira do Tigre Preto, geralmente o nível do rio é baixo e mal molhamos os tênis, se o rio estiver com o nível alto não é aconselhável passar.

Cânion Fortaleza

Visão de cima da Cachoeira Tigre Preto, queda d´água com 400 metros na borda do cânion.


Seguindo a trilha é possível chegar até a Pedra do Segredo, uma pedra de 5 metros de altura e 30 toneladas, que se equilibra em uma base rochosa de apenas 50 centímetros:

Cânion Fortaleza pedra do segredo

Foto durante a trilha da Pedra do Segredo


Ficamos muitas horas visitando o Cânion Fortaleza, esse lugar merece uma visita mais longa, com tempo para apreciação em diversos pontos, quando a fome apertou fomos até o centro de Cambará almoçar, perto da Igreja Matriz existem várias opções. Na frente da igreja está a Praça São José, na qual encontramos um termômetro e também a Sequoia Lunar, essa grande árvore germinada em solo lunar e depois trazida aqui para Cambará:


Perto da praça também existem lojas para comprar artigos típicos e lembrancinhas. Essa foi nossa trip de apenas um final de semana em Cambará. E você, quando vai passear em Cambará?


 

Não esqueça do seu SEGURO VIAGEM, os planos de saúde nem sempre cobrem outros estados. Faça o seu seguro através desse link, você paga o mesmo valor e ainda ajuda este blog a crescer.

bottom of page