top of page
Eu Vim Passear
  • Preto Ícone YouTube
  • Facebook
  • Instagram

Porque viajar faz bem!

Bonito - Lista dos melhores passeios e restaurantes



Muito contato com a natureza nesse roteiro de três dias na capital nacional do ecoturismo, foi um local que nos surpreendeu a todo instante, seja na cor da água, no tamanho e quantidade de peixes, ou na comida maravilhosa, já sonhando com a próxima viagem para este lugar.


Transporte: Avião até o Aeroporto de Campo Grande, depois alugamos um carro (o qual já estava reservado) e viajamos mais 3h e 40 min até Bonito. Muito importante ter um carro para passear em Bonito, os lugares são longe e você vai gastar muito mais utilizando outros meios de transporte, aplicativos não funcionam bem lá. Alugue seu carro em qualquer lugar do Brasil ou do mundo neste link, reserve com antecedência e economize muito.


Fizemos este caminho a noite, chegamos as 23h no aeroporto, a estrada é tranquila, mas muito escura e deserta, com alguns animais que cruzam as ruas, por isso cuidado, bater o carro em uma anta pode ser bem perigoso (e eu teria muita dó da pobrezinha). Sempre melhor viajar de dia, se houver esta opção. Bonito tem um aeroporto, mas os voos são muito limitados em dias e horários e são muito mais caros.

Hospedagem: Ficamos no Hotel Pousada Bonsai, confortável e com um pátio lindo, bem localizada. O Hotel Pousada Águas de Bonito parece bem interessante também, quase todas as hospedagens de Bonito tem essa pegada bem natureza, com jardins amplos, redes, o que combina muito com o lugar.

Se preferir reservar pelo AIRBNB – utilize esse link e ganhe até R$300,00 de desconto na sua primeira reserva.

Data da viagem: março de 2019.


RESTAURANTES


Lembro até hoje com água na boca as comidas maravilhosas que provei em Bonito, com destaque nestes dois lugares imperdíveis:


TRAÍRA DESOSSADA NA CASA DO JOÃO


O ambiente é muito legal, tem até um tipo de museu com móveis e objetos antigos da família, decoração rústica, um jardim lindo. A comida é muito gostosa e bem servida, o tamanho dos peixes em Bonito nem se fala, essa era a traíra pequena:

Entrada do restaurante.


JUANITA - PACU NA BRASA


Além do restaurante estou dizendo o que você deve comer, mas não resisto, com certeza você não irá se arrepender dessas escolhas. Esse peixe assado vem acompanhado da melhor farofa de banana que já comi na vida, tudo muito saboroso, e a própria Juanita passa nas mesas perguntando se está tudo OK, uma simpatia de mulher e o local é bem acolhedor.


PASSEIOS


IMPORTANTE - todos os atrativos tem vagas limitadas em Bonito, os parques, cavernas, lagos... são todos reservas ambientais com número máximo de pessoas por dia determinado. Provavelmente, você não vai conseguir agendar um passeio tentando comprar na hora na bilheteria, principalmente os mais concorridos. Fomos no feriado de carnaval e mesmo reservando com mais de um mês de antecedência não conseguimos todos os passeios que planejávamos. Reservamos com a agência Bonitour, a agência ABN oferece um serviço parecido pelo que vi, são passeios que incluem apenas ingresso, o transporte e refeições são por sua conta, o que deixa o dia mais flexível para programar conforme o seu interesse.


Vou fazer uma lista dos passeios, na ordem dos que mais gostámos primeiro, com informações detalhadas de cada um:


FLUTUAÇÕES


Acredite, depois de tanto comer ainda conseguíamos flutuar! Você só visitou Bonito de fato se fizer alguma flutuação, elas são incríveis. Mesmo para os que nunca fizeram os instrutores tem muita paciência, fazem treinamento antes de começar. Além do mais, quando você colocar o rosto na água cristalina e ver aquela quantidade imensa de peixes e vegetação subaquática não vai querer sair. nunca mais. Fizemos estas duas flutuações:


AQUÁRIO NATURAL


Cerca de 800m de flutuação pelo Rio Baía Bonita, caminhando pela mata antes e depois da flutuação, passamos por alguns animais como anta e jacaré. Na flutuação todos devem utilizar roupa especial e colete salva-vidas (inclusos no ingresso), o rio não tem correnteza forte, sendo uma flutuação muito fácil de fazer. Mais detalhes neste link.

Flutuação no Aquário Natural
Flutuação no Aquário Natural
Flutuação no Aquário Natural
Flutuação no Aquário Natural

NASCENTE AZUL


Parecida com a anterior, também é uma flutuação fácil, no início, onde fica a nascente, tem um poço mais fundo com uma fenda para os que quiserem ir mais fundo, no mais, o passeio é feito pelo rio rasinho, muito tranquilo. A água realmente parecia azul, os peixes não se assustam com nossa presença, até batem nas pessoas as vezes, reservas do passeio aqui.


Flutuação Nascente Azul
Flutuação Nascente Azul
Flutuação Nascente Azul
Flutuação Nascente Azul

RIO SUCURI


Queríamos muito fazer esta flutuação, é mais longa e um pouco mais difícil, mas maravilhosa. Não conseguimos vaga, feriado de carnaval é muito concorrido, reserve com antecedência aqui.


RIO DA PRATA


Outra flutuação incrível, fica 50km de Bonito, acaba sendo um passeio de dia inteiro, reservas aqui.


GRUTA LAGO AZUL


Cartão postal de Bonito, outro passeio muito concorrido, para poder ver a linda água azul dentro da caverna precisamos descer 300 degraus, equivalentes a 150 metros de profundidade, interessante saber que a água não é azul, ela reflete essa cor pela forma como a luz entra na caverna e pela grande profundidade do lago. O passeio é apenas contemplativo, sendo proibido mergulhar na água.


A caverna é uma das maiores cavidades inundadas no planeta, dentro do lago foram descobertos fósseis de animais extintos, como a Preguiça Gigante, Tigre Dente-de-Sabre, Mastodontes e outras espécies. Existe também um crustáceo pré-histórico que vive nas águas da Gruta do Lago Azul, tão antigo quanto os próprios dinossauros, trata-se de um camarão de água doce denominado Potiicoara Brasiliensis.


Nossas fotos não fazem justiça a beleza do lugar, a caverna, como é de se esperar, tem pouca luz, e as fotos não ficam tão bonitas sem o equipamento adequado, mas dá pra ter uma ideia de como é mágico, reservas do passeio aqui.

Na lancheira do parque da Gruta Azul tinha uns pastéis gigantes, que o Tiago lembra até hoje:

pastel gigante
Eu não podia deixar de expor esta foto!

BURACO DAS ARARAS


É um passeio ao redor de uma dolina (formação geológica oriunda do desmoronamento do teto de uma caverna). Fizemos uma pequena trilha, chegando a dois mirantes onde era possível ver aves, dentre elas algumas araras vermelhas lindas.


Todos os anos no período de reprodução o local fica repleto de aves, isso ocorre entre julho e novembro, nos outros meses do ano também é possível observar aves, principalmente de manhã cedo e no final da tarde.


As araras fazem os ninhos nessas fendas nas rochas. Este lago lá em baixo não tem saída para nenhum local, formou-se exclusivamente com água da chuva, o guia informou que havia um jacaré e uma sucuri vivendo lá embaixo, que os mesmos devem ter caído em algum momento lá dentro, pois seria a única forma de entrar. Reservas do passeio aqui.


BOIA CROSS

Passeio muito divertido, não estava na lista dos favoritos mas estava disponível e acabamos adorando. Descemos o rio sentados em uma boia, com alguns momentos de correnteza mais forte e algumas pequenas quedas d'água no caminho. Os guias sempre bem animados e tirando várias fotos. Depois podemos aproveitar um pouco o balneário com lago, tirolesa e stand up paddle. Mais detalhes deste passeio neste link.


GRUTA SÃO MATEUS


É a caverna mais fechada que visitamos, com algumas partes bem estreitas, outras que precisamos nos abaixar para passar, tivemos mais a impressão de estar desbravando uma caverna nesse local, nas outras grutas sempre havia mais luz natural entrando, aqui não. As cavernas tem sempre luzes internas em alguns pontos, as quais destacam as formações rochosas mais interessantes:

É um passeio diferente, mas eu diria que a gruta imperdível em Bonito é a Gruta Lago Azul, as demais apenas se você tiver tempo sobrando, de prioridade para as flutuações. Reservas desse passeio aqui.


GRUTA SÃO MIGUEL


O passeio inicia em uma passarela suspensa em cima das árvores, depois entramos na grande caverna, cheia de estalactites, estalagmites e colunas (você aprende sobre elas no passeio), ganhamos lanternas para explorar.


Volto a me desculpar pela qualidade das fotos, mas dá pra ter uma ideia do lugar:

Reservas deste passeio aqui. Essa gruta fica perto da Gruta do Lago Azul, o que facilita combinar os passeios.


BALNEÁRIO MUNICIPAL


Água cristalina, muitos peixes, um local para descansar se já tiver feito os demais passeios. Reservamos uma tarde neste lugar porque era o único disponível, o local estava muito lotado, devido ao feriado de carnaval, os próprios moradores de Bonito vão passar o dia ali em feriados e finais de semana, em outras dias da semana é mais tranquilo. Reservas aqui.


Foram esses os passeios que fizemos, fiquei com muita vontade de fazer as flutuações que já mencionei bem como de ir no Abismo Anhumas uma caverna inundada de água cristalina onde o visitante só pode descer por um rapel de 72m de altura!!! As agências ainda oferecem diversos passeios em cascatas, em fazendas e até ao pantanal para ver felinos.


Temos diversos motivos para voltar a passear em Bonito, e você?

 

Não esqueça do seu SEGURO VIAGEM, os planos de saúde nem sempre cobrem outros estados. Faça o seu seguro através desse link, você paga o mesmo valor e ainda ajuda este blog a crescer.

Comments


bottom of page